MARIA JOÃO FERNANDES ALVES MARQUES ANTUNES
RESUMO
O presente trabalho centrou-se no estudo experimental, em modelo reduzido, de um descarregador de cheias em degraus, tendo como principais temáticas as características de escoamento verificadas ao longo do canal descarregador e a dissipação de energia obtida. Para tal, foi utilizada a instalação já existente no Laboratório de Hidráulica Recursos Hídricos e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na qual integra o modelo reduzido de um descarregador em degraus em betão. Nos ensaios realizados foram observados através de metodologia adequada os regimes de escoamento e medidas as alturas médias de água para cada degrau. Com o conhecimento das alturas de água foi possível calcular algumas das características principais do escoamento ao longo do canal, tais como velocidade do escoamento, energia a cada degrau e estimar posteriormente a dissipação de energia. Com o conhecimento destas características foi possível o estudo comparativo com outros descarregadores de cheia em degraus com características diferentes, nomeadamente com os apresentados em bibliografia e com um descarregador em degraus com características geométricas semelhantes mas com elevada rugosidade. No final foi feito um estudo comparativo segundo duas linhas orientadoras. Numa primeira fase foi feita uma análise comparativa com o descarregador de rugosidade superior, em que se verificou a eficiência em termos de dissipação de energia deste. Na fase seguinte foi feita a análise comparativa com o proposto pelas referências mencionadas, da qual foi possível verificar uma coerência das propostas relativamente a regimes de escoamento e dissipação de energia.
PALAVRAS-CHAVE: Descarregador de cheia em degraus, Dissipação de Energia, Escoamento
deslizante sobre turbilhões, Paredes convergentes, Modelo reduzido.
Fonte: Repositório Aberto da Universidade do Porto. Download